TRANSLATE MY PAGE

domingo, 2 de outubro de 2011

COLMAR: uma pequena cidade da Alsácia


   Colmar é uma pitoresca cidadezinha francesa, situada na Alsácia, bem pertinho da divisa com a Alemanha. A cidade é a própria atração, com casarões coloridos, um canal que atravessa o pequeno centro e restaurantes e bares por toda a parte. Chegamos em Colmar num domingo, com o intuito de passarmos apenas o dia na cidade e retornarmos à Paris. Da própria estação de trem, que fica na parte menos turística da cidade, pode-se acessar o centrinho pitoresco a pé, sem a necessidade de tomar táxi ou ônibus. Todo o centro pode ser percorrido em alguns minutos. Esse é o tempo suficiente para conhecer o lugar, tirar boas fotos e imaginar estar numa pequena vila de séculos passados, ainda com a história e o estilo de vida inalterado, mesmo com a velocidade da vida moderna. Muitos anos sob o domínio alemão, Colmar recebe muitos visitantes do país vizinho, que aproveitam o domingo ensolarado para tomar bons copos de cerveja na pequena "vila". 

   Após visitarmos todo o centro, escolhemos um restaurante bem simpático, localizado ao lado do canal de águas azuis. A gastronomia da cidade sofre a influência da culinária alemã, com muito chucrute, salsicha e outras guloseimas alemãs. O vinho da região é excelente, com destaque para as uvas riesling e gewustraminer, muito bom para acompanhar uma truta mais que especial que comemos neste dia. Durante o almoço parecia que havíamos parado no tempo, apenas curtindo a belíssima cidade francesa e tomando boas taças de vinho;
     A viagem à Colmar certamente valeu cada minuto que passamos no lugar. Acreditamos que para visita-la basta apenas um único dia. O ideal é o viajante hospedar-se em Strasbourg, que fica a apenas 75 km de Colmar, e de lá acessar a linda cidadezinha para passeio de um dia inteiro. Ao chegar na cidade, deve-se circular por suas ruas e, se tiver tempo, fazer um passeio de barquinho pelos canais da cidade, admirando a beleza das construções coloridas, que mais parecem casinhas de bonecas. Em seguida, uma parada para o almoço é fundamental, logicamente acompanhado por uma boa taça de vinho da região. Ao final da jornada, basta voltar para Strasbourg ou outro destino, com a satiasfação de ter descoberto uma das cidades mais lindas e curiosas da França.  Bon voyage!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário