TRANSLATE MY PAGE

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

LYON

Place Antonin-Poncet

Place Bellecour
      Lyon é a capital gastronômica da França, terra dos excelentes vinhos do Rhone e localizada perto dos Alpes. A viagem à Lyon decorreu sem grande planejamento, tendo em vista que aproveitei a baixa temporada e o bom preço da passagem aérea para conhecer a cidade.

     Ao chegar à Lyon, cujo aeroporto internacional fica bem distante da cidade (30 km), peguei um trem (Rhone Express) que liga o aeroporto à Gare de la Part-Dieu, que também é uma estação de metro, que fica bem no centro da cidade. Não é preciso reservar o trem que liga aeroporto/gare de la Part-Dieu, apesar de ser possível fazê-lo pela internet, o ticket custa cerca de 15 euros e o trem parte a cada 15 min. Da Gare de la Part-Dieu é só tomar o metro para chegar ao centro histórico de Lyon (estação Vieux Lyon).

     Em relação à hospedagem, há duas possibilidades igualmente interessantes. A primeira, que foi a que eu escolhi, é reservar um hotel na Vieux Lyon, que é o centro histórico da cidade, onde os pontos de interesse e os melhores restaurantes podem ser acessados a pé. O ruim é que fica muito distante do aeroporto (de táxi 60/70 euros) ou duas conexões de metro e mais o trem expresso até o aeroporto (1h de transporte público), caso decida não ir de táxi. Na minha viagem, acabei tendo que voltar para o aeroporto de táxi, pois o meu voo saía às 7:00h da manhã, de modo que chegaria atrasado para o embarque, devido ao tempo de deslocamento entre metro e trem. A outra opção é ficar hospedado nos vários hotéis de rede que há nos arredores da Gare de la Part-Dieu e de lá, utilizando o metro, acessar os pontos históricos e restaurantes. O inconveniente é que o metro fecha durante à noite por volta de 1h da madrugada, o que atrapalharia a noitada daqueles que gostam de ficar até bem tarde.

Lyon vista do alto (Notre-Dame)
      Assim que cheguei ao hotel (hotel St. Paul, 72,00/noite), deixei a mochila, tomei um banho e parti para desfrutar da excelente gastronomia da cidade. O restaurante escolhido estava lotado ( Le Gourmand de Saint Jean), com muitos franceses, o que era um bom indicativo de que a comida deveria ser boa, e, realmente, estava excelente, à exceção da entrada que foi muito normal. De barriga cheia, ainda me aventurei por uma boa caminhada pelas ruelas da velha  Lyon, só que o frio beirando a 0º e com sensação térmica ainda mais baixa, impediram-me de continuar.
Chapelle de la Trinité
     

 
No dia seguinte, que era um domingo, resolvi sair para explorar a cidade, visitei os principais pontos turísticos, que basicamente se resumem à própria Vieux Lyon, alguns parques e à bela arquitetura da cidade. Depois de muitas horas de caminhada, eis que chego para almoçar, já no meio da tarde, no restaurante Chabert & Fils, onde, mais uma vez, a gastronomia Lyonnais me surpreendeu. Foram 5 pratos maravilhosos, em quantidades generosas, o que me fizeram retornar para o hotel totalmente satisfeito e desejando uma boa noite de sono.

     Já no terceiro dia, fiz uma grande besteira, pois não atentei para o fato de ser uma segunda-feira, quando normalmente os museus estariam fechados e perdi a oportunidade de visita-los. Para não perder aquele que seria meu último dia em Lyon, fui à Gare de la Part-Dieu e de lá tomei um ônibus até St. Etienne, a fim de conhecer mais uma outra cidade. St. Etienne não tem muitas coisas para fazer, e, com o dia muito frio, foi difícil passear a pé pela cidade, porém deu para curtir um pouco o clima do local e "bater perna" pelo lugar. No entanto, não recomendo a visita, a não ser para passar, almoçar e seguir viagem, pois não é uma cidade muito bonita, nem que tenha muitas atrações para os turistas. No final da tarde retornei à Lyon, satisfeitíssimo com a viagem que, apesar de curta, foi bem interessante, esperando retornar um outro dia, com mais calma e devidamente acompanhado, para desfrutar com intensidade todos os prazeres que Lyon é capaz de oferecer ao visitante.


Vieux Lyon

Vieux Lyon com Notre-Dame de Fourvière ao alto

Filé Mignon com redução de vinho

Foie gras

cordeiro com batata gratinada

Um comentário:

  1. Ola Andre, parabens pelo post. Morei em Lyon três anos e é sempre bom relembrar. Também publiquei sobre a cidade. Se quiser dar uma olhada : http://www.destinodeviagem.com.br/dicas-do-que-fazer-em-lyon-franca/
    abs
    Nivea

    ResponderExcluir