TRANSLATE MY PAGE

domingo, 7 de agosto de 2011

Buenos Aires Gastronômica

Linguini de frutos do mar (Restaurante Crizia)

               Buenos Aires é certamente o destino mais procurado por turistas brasileiros, principalmente após o fortalecimento de nossa moeda e a sua valorização frente ao peso argentino, o que amplia consideravelmente o poder de compra dos brasileiros e torna a viagem à capital portenha bem atrativa economicamente. Fatores econômicos à parte, vamos ao que realmente interessa: gastronomia!
           Uma certeza na Argentina, em geral, e em Buenos Aires, em especial, é a excelente comida e o serviço impecável. Como viajante e um verdadeiro "gourmandise", entendo que um país dispõe de uma gastronomia de alta qualidade e sabor, quando escolhemos aleatoriamente os restaurantes e a comida é normalmente maravilhosa. Ora, se escolhermos os restaurantes pelo festejado "Michelin guide", independentemente do país ou cidade, é certeza de boa comida. Mas escolher um restaurante numa esquina qualquer e, mesmo assim, a comida ser de ótima qualidade, isso, na minha modesta opinião, é certeza de que naquela cidade ou país, a gastronomia é levada a um outro plano, para deleite dos turistas e apreciadores. 
           No último final de semana, resolvemos, juntamente com mais dois casais de amigos, ambos, diga-se de passagem, extremamente exigentes quando o assunto é comida, testar de forma mais apurada a gastronomia portenha. Selecionamos, então, seis restaurantes para o final de semana, começando na quinta à noite, quando chegaríamos na cidade, até o almoço do domingo, último "food tasting" de nossa aventura gastronômica, os quais foram todos previamente reservados pela internet.
entradinha de lagostim -Hernan Gipponi
       Chegamos em Buenos Aires já no início da noite de quinta, após voo tranquilo e sem atrasos. Nesta noite do dia 28/07/11, havíamos reservado o restaurante Hernan Gipponi, o 1º lugar do Tripadvisor, a fim de constatar se este realmente era o number one em Buenos Aires. O restaurante localiza-se na Soler, 5862, Hotel Fierro, C425BYK (tel +5411 3220 6820, www.hgrestaurant.com.ar). O restaurante somente abre para jantar e o cliente pode escolher entre os pratos do menu ou decidir pelo "menu degustação". Como era a primeira noite e gostaríamos de aproveitar ao máximo a experiência do restaurante, ficamos com a segunda opção. O menu degustação é composto por 9 pratos, em porções bem pequeninas, porém entre eles serve-se um pão quentinho e delicioso, acompanhado de um excelente azeite que nos agradou bastante. O cliente pode escolher e fazer pequenas mudanças nos pratos, o que é uma ótima postura do restaurante, pois possibilita ao consumidor excluir as opções que não lhe agrada.
Filé ao molho de vinho - Hernan Gipponi
       A experiência gastronômica foi bem expressiva. Os preços atrativos, com uma carta de vinhos muito interessante. O serviço honesto, com destaque para a simpatia do metre e garçons. O chef desfilou por opções variadas, misturando sabores, dando um toque moderno à cozinha do restaurante. O ambiente é confortável e bem frequentado, mas sem a elegância ou sofisticação de restaurantes mais finos. Tivemos uma das melhores noites da viagem, porém não colocaria o Hernan Gipponi como o nº 1 de Buenos Aires, apesar da excelente experiência que tivemos, o que não nos impede de  recomendá-lo aos amigos viajantes, pois é sem dúvida um excelente restaurante.   
          Após nos recuperarmos das seis garrafas de vinho da noite anterior e dos nove pratos devorados, já estávamos prontos para o almoço, desta vez no restaurante Puerto Cristal, localizado em Puerto Madeiro. Este restaurante foi escolhido a partir da recomendação de um dos amigos que viajaram conosco, que já o havia testado numa oportunidade anterior. O restaurante é bem simpático, com uma localização e vista muito interessante, boa carta de vinhos e um menu bem variado. A opção imperdível é um prato à base de cogumelos, servido como entrada. Foi sem dúvida o ponto alto do almoço. O restaurante tem boas opções de carnes e pescados, contudo os preços são bem altos, certamente para explorar os turistas desavisados. Os vinhos, apesar da  boa carta, são vendidos a preços exorbitantes, chegando a custar quase o dobro do valor das lojas. Apenas para citar como exemplo, por um mesmo vinho, o Angélica Zapata Chardonnay, pagamos 30% a mais no Puerto Cristal do que o valor pago no Crizia, o que demonstra a exploração do lugar. De qualquer modo, a comida estava boa e a entrada surpreendeu. No mais, recomendo-o apenas aos viajantes que conhecem pouco Buenos Aires, pois a localização, a variedade do menu e a boa comida compensariam o alto preço. Agora, aos viajantes mais experientes, sugiro que escolha outras opções de restaurantes, e, de preferência, bem longe de Puerto Madeiro.
Salmão - Crizia
          Na noite de sexta, após maratona em shopping, compras de vinhos e livros, fomos ao restaurante Crizia, 3º lugar no Tripadvisor, localizado na Gorriti 5143, Palermo Soho, a fim de aproveitarmos mais uma noite na capital argentina. Logo de imediato o restaurante nos chamou a atenção pela elegância e requinte. O serviço impecável e a comida simplesmente extraordinária. O Crizia foi, sem dúvida, o melhor restaurante que fomos em Buenos Aires. A sofisticação, a comida e o serviço, o trio de requisitos para uma noite inesquecível, todos estavam presentes nesse restaurante. O destaque para o Linguini com frutos do mar e o assado de porco especial, sem falar no salmão e na degustação de "postres", um dos muitos pontos altos da noite. A carta de vinhos é muito boa e os preços são bem atrativos. O menu possui uma boa variedade de opções e a técnica do chef surpreendeu a todos. Sem dúvida, recomendo o Crizia a todos os viajantes, desde os menos experientes aos mais exigentes, como opção gastronômica imperdível em Buenos Aires.
Porco - Crizia
          No sábado seguinte, havíamos reservado para almoço o Astrid&Gastón de Buenos Aires, localizado na Lafinur, 3222. Por termos demorado muito nas compras, acabamos chegando mais tarde e não pudemos mais pedir o "menu degustação". Apesar disso, a degustação de ceviche à moda peruana e o arroz com mariscos foi o ponto alto do almoço. O restaurante segue a linha da gastronomia peruana, com muitos pescados, ceviche e ají. A decepção foi a degustação de sobremesas, já que nenhuma delas me agradou, além de serem simples demais. Os outros amigos pediram uma sobremesa estilo "bomba de chocolate" com calda de chocolate quente que estava muito saborosa, porém sem surpreender. Diria que o Astrid&Gaston de Buenos Aires ficou na disputa entre o terceiro e quarto lugar dos restaurantes visitados nesta viagem.
Arroz com mariscos - Astrid&Gaston
          Isso não significa dizer, de maneira alguma, que o restaurante é ruim ou pouco atraente, muito pelo contrário. Para quem gosta de pescados e ceviche o Astrid&Gaston não irá decepcionar, principalmente se deseja desfrutar de um belo almoço, regado a boas taças de vinho branco. O ambiente é confortável e elegante com uma adega gigantesca, que, segundo uma das funcionárias, é uma das mais altas do mundo. Assim, essa também foi uma ótima escolha de restaurante, e, por isso, recomendo-o a todos.
Sobremesa Astrid&Gaston
degustação de vieiras - Tô
            No sábado à noite havíamos reservado o restaurante , com uma cozinha estilo fusion, uma mistura entre os estilos francês e japonês. Logo na chegada nos surpreendemos com o estilo moderno do lugar, bem como com o público descolado de frequentadores. O restaurante é sem dúvida uma opção para ver e ser visto, daí ser frequentado pela elite portenha. Ao chegarmos, o restaurante estava vazio, e, como estávamos com fome, fomos logo às entradas. Eu escolhi a degustação de vieiras, que estava maravilhosa. Infelizmente, os pontos positivos pararam por aí, pois a partir deste momento em diante a noite foi um verdadeiro desastre. O serviço estava péssimo, a qualidade dos pratos caiu bastante, levando-nos a sequer pedirmos a sobremesa, pois tínhamos a certeza de que sairíamos ainda mais desapontados. Em relação ao serviço, sem dúvida ainda estava pior do que a comida. Apenas para o viajante ter uma ideia, o espumante foi servido quente e, ao questionarmos e exigirmos a temperatura correta de serviço, um dos garçons teve a audácia de perguntar se não queríamos que ele colocasse gelo nas taças para resfriar o espumante. E o desastre não parou por aí. Os pratos demoraram a chegar, a conta demorou ainda mais e tivemos que paga-la no caixa do restaurante, gerando o inconveniente de sairmos de nossa mesa para efetuar o pagamento. Após reclamarmos com o gerente, o mesmo ofereceu-nos um jantar especial numa outra noite para que tirássemos a má impressão que tivemos, contudo não nos convenceu a voltar pois, em razão da péssima qualidade do serviço e dos pratos, não acredito que possa ser menos pior do que foi. Como diz minha noiva, "nada é tão ruim que não possa piorar". Apesar do estilo moderno e do ambiente descolado, não recomendo o restaurante Tô, pois pela metade do preço se come infinitamente melhor em boa parte dos restaurantes de Buenos Aires, além de ter um serviço realmente decepcionante.  
Brunch Four Seasons

Brunch Four Seasons

Brunch Four Seasons
         Após a decepção da noite anterior, estávamos esperando tirar o atraso no brunch do Four Seasons e foi o que aconteceu. Amigos viajantes, o serviço do brunch é impecável, o melhor de Buenos Aires, ou, no mínimo, o melhor daquele final de semana. O atendimento, a limpeza, a apresentação dos pratos, a atenção e cuidado com o cliente tornaram a experiência gastronômica ainda mais agradável. A variedade da comida é de se surpreender: carnes, massas, queijos, sushis e sobremesas. O preço é um pouco salgado (R$ 150,00 por pessoa), mas, por incluir bebidas e uma extensa variedade de pratos, além do luxo do lugar e perfeição do serviço, recomendo-o sem medo de errar. Infelizmente, por ser o dia de eleições em Buenos Aires, a "lei seca" de lá impediu que servissem bebidas alcoólicas, o que gerou um desconto em R$20,00 por pessoa, o que, para nós, foi muito pouco, pois a falta de opções de bebidas alcoólicas tirou um pouco do brilho do brunch. De qualquer forma, foi um fato inusitado e que somente se deu devido à proibição legal.
          Após o brunch seguimos direto para o aeroporto, com um enorme sorriso no rosto e alguns quilos a mais, os quais foram justamente adquiridos, diante da orgia gastronômica do final de semana. Foi uma experiência enriquecedora, pois escolhemos restaurantes pouco conhecidos do público brasileiro e fora do roteiro gastronômico turístico, preferindo os locais frequentados pelos próprios argentinos. No retorno para o Brasil, além de trazer na bagagem as lembranças da boa comida, dos excelentes vinhos e do papo descontraído entre amigos, trouxemos também a certeza de que a gastronomia argentina sempre é capaz de surpreender. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário