TRANSLATE MY PAGE

domingo, 16 de junho de 2013

ALSÁCIA


RIQUEWIHR

VINHEDOS NA REGIÃO DE KAYSERSBERG

KAYSERSBERG

KAYSERSBERG


Num domingo ensolarado, resolvemos descobrir as pequenas cidades da Alsácia e fazer parte da rota dos vinhos da região. Logo ao entrarmos na Alsácia, vindo da Alemanha, já percebemos as belezas das estradas, com árvores pelo caminho, para, depois, abrirem-se os infindáveis vinhedos dos deliciosos brancos da Alsácia. O viajante, mesmo que não seja um grande apreciador de vinhos, não deve deixar de provar os das uvas Riesling e Gewustraminer.

Nossa primeira parada foi na cidade de Kaysersberg, um lugar lindíssimo, repleto de construções bem ao estilo alsaciano. Logo nos perdemos pelas pequenas ruas com suas casas coloridas. Lá tomamos duas taças de vinho e ficamos, calmamente, aproveitando o sol daquela manhã. Em seguida, passeamos pelos vinhedos enquanto subíamos até um pequeno chateau que há numa colina ao lado do centro de Kaysersberg.
Encerrada esta primeira etapa, fomos até Riquewihr, onde iríamos almoçar. Achávamos que seria difícil alguma outra cidade na Alsácia bater a beleza de Kaysersberg, mas Riquewihr, surpreendentemente, conseguiu ser ainda mais linda e mais cheia de vida, repleta de turistas, na sua maioria franceses e alemães, e só nós de brasileiros. A cidade parece de contos de fadas, com casinhas coloridas e bem cuidadas, jardins e fontes belíssimos, enfim, um exemplo de cidade limpa e bonita.

Lá almoçamos na L'Ecurie, que tem a 8ª posição no Tripadvisor, com ótimas recomendações. Bem, não sei se foi o dia, mas não atendeu às nossas expectativas. Primeiro, só tinha 3 carnes no cardápio e, quando pedimos, às 13:20h, já não tinham dois dos pratos de carne. Então, disse-nos o garçon que teria uma carne mais cara, que, porém, acabaram fazendo pelo mesmo preço. Tudo bem até aí. Ocorre que a minha esposa pediu muito bem passada e veio ao ponto, com o meio mal passado. A minha carne, em que pese ter vindo no ponto que pedi, tinha muita pelanca. Isso mesmo!!! Imagina só, num restaurante francês, onde normalmente se usa ótimos cortes de ótimos animais, vir uma carne com pelanca? Bem, na minha opinião, acredito que a carne que sobrou o chef resolveu servir para nós. Bem, não argumentei, pois confusões deste tipo somente desagradariam nosso passeio, que estava excelente; porém, não poderia deixar de postar este comentário para vocês. Portanto, não recomendamos o L'Ecurie.

Como ainda estava cedo, numa loja de vinhos perguntei ao vendedor se havia alguma outra cidade que ele recomendaria, então ele nos sugeriu Eguisheim, que ficava a aproximadamente uns 10 minutos de Riquewihr. Então pegamos a estrada e fomos até Eguisheim. A cidade é menor que as outras, com um centrinho pequeno, porém igualmente elegante e bela. Lá demos mais um passeio e paramos para tomar uma ultima taça de vinho antes de retornar para Freiburg, onde estávamos morando.

Bem, a França não decepciona nunca! O dia estava lindo e a Alsácia sempre muito interessante, com suas cidades deslumbrantes, sua gastronomia maravilhosa e com um povo cuja educação e cortesia é realmente difícil de se encontrar noutro lugar do planeta.



KAYSERSBERG


RIQUEWIHR

RIQUEWIHR

EGUISHEIM

EGUISHEIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário