TRANSLATE MY PAGE

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PENICHE E ÓBIDOS

Fortaleza em Peniche
     Neste final de semana, resolvemos alugar um carro na Estação do Oriente (locadora Avis) e explorar o centro oriental de Portugal, fazendo uma visita pelos lugares mais interessantes da região. A nossa primeira parada foi no balneário de Peniche, uma pequena cidade litorânea, com predominância de paisagens costeiras, algumas estruturas antigas (como a fortaleza acima), além de bons pontos de surf e contemplação da beleza cênica local. A cidade em si não tem muito o que se ver, merecendo uma parada para visitar os pontos turísticos (o que se faz em 1 ou 2 horas), além de aproveitar a culinária local, cuja especialidade são as caldeiradas, além dos peixes, logicamente. 

Peniche (Cabo Carvoeiro)
    Após darmos um bom passeio a pé, circulamos de carro toda a península, com boas fotos tiradas no Cabo Carvoeiro. Após isto, decidimos almoçar num restaurante/cave que vale muito a pena conhecer, chamado Tasca do Joel, muito bonito, baratíssimo e tem uma comida simplesmente divina, apesar de simples e sem frescura. Neste restaurante comi uns búzios, uma espécie de escargot marinho, acho que algo assim, podendo os amigos viajantes conferirem o animal na foto abaixo. Além disso, pedi um pato estufado que estava muito bem feito, além do vinho da casa (normalmente são muito bons em Portugal), sobremesa e cafezinho, saindo tudo por apenas 20,00 Euros.
Peniche (Cabo Carvoeiro)
    Depois de comer bastante, seguimos até Óbidos, que fica vizinha à Peniche. Logo na chegada à Óbidos percebemos que seria o ponto alto daquele dia, pois a cidade é, na verdade, uma pequena vila medieval, cercada por muralhas, com lojinhas, restaurantes e pequenas pousadas nas suas ruas e vielas. Apesar da beleza, não aconselho ao viajante dormir por lá, pois praticamente não há o que se fazer, apesar de ter alguns restaurantes interessantes. A única hipótese plausível de se pernoitar em Óbidos é chegar já no final do dia, apenas para conhecer o local, sair mais tarde para comer alguma coisa e depois dormir.
Búzios
    No final do dia, já escurecendo, decidimos então dormir num outro local e, de imediato, um dos viajantes sugeriu que fôssemos até Coimbra, que ficava a 150km de Óbidos e que, além da beleza, tem os agitos da cidade grande. Então, pegamos a estrada e seguimos até Coimbra, o que comentaremos no próximo post. 
rua principal de Óbidos

Óbidos

Fortaleza de Óbidos

Óbidos vista do alto da muralha

Portão de entrada de Óbidos

2 comentários:

  1. Já visitei também Peniche e Óbidos. Dois lugares bonitos, pequenos mas com muito para contar. Sabia que em peniche podem apanhar um barco e ir passar o dia à ilha da Berlengas? Muito para descobrir em portugal e é por isso que gosto de usar o aluguer de carros Portugal e partir á descoberta de cada vila, cidade ou aldeia.

    ResponderExcluir
  2. Portugal é um país para se conhecer de carro mesmo. Conheci o país praticamente todo e certamente é uma maravilha a cada cidade, pequena aldeia e paisagem que vamos encontrando pelo caminho. Sabia deste passeio, porém estavamos indo à Coimbra e a parada em Peniche foi só pra conhecer o básico mesmo. Valeu pela dica!!

    ResponderExcluir