TRANSLATE MY PAGE

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

New York

           A minha vida de viajante começou um pouco tarde, já no ano de 2005, quando pela primeira vez saí do país e fui curtir o frio de Buenos Aires. Contudo, sempre torci um pouco o nariz para os Estados Unidos. Não sei se por questões político-ideológicas ou por informações de pessoas pouco esclarecidas sobre as atrações e o povo americano. Apesar disso, somente fiz adiar o inevitável. Pois mais cedo ou mais tarde iria visitar a terra do Tio Sam. Dito e feito!! No Réveillon de 2008 lá estava eu embarcando para Nova York para minha primeira experiência na América.
           Os Estados Unidos possuem uma infinidade de lugares maravilhosos para se conhecer, desde os mais badalados, até aqueles pouco conhecidos e que levam o viajante a maravilhosas descobertas.

          Nova York é uma cidade magnífica. A sua grandeza urbana, sua vida noturna, a infinidade de excelentes restaurantes, as atrações turísticas, são características marcantes e que fazem o viajante visitar e revisitar a cidade diversas vezes na vida, sendo que a cada visita uma Nova York diferente será (re)descoberta.


          Para visitar Nova York, primeiramente, acredito que a data deve ser bem avaliada pelo viajante. Logo de início não recomendo de maneira alguma o inverno, pior ainda o Réveillon. No inverno, pode-se pegar fortes nevascas e temperaturas muito frias, algo em torno de -20°C a -30°C. Posso dizer, com a autoridade de quem pegou temperaturas de -25°C, que o turismo com esse frio é quase impossível pelo desconforto, dor, dificuldade de locomoção e, até mesmo, o tormento para se tirar uma simples foto. No Réveillon é pior ainda por duas razões. Primeiro, por ser fácil pegar as temperaturas mais frias do ano no período; segundo, por que assim que a "bola" desce na Times Square, há uma correria geral de todos buscando o retorno o mais rápido possível a suas casas e hotéis, já que o frio àquela hora da madrugada é quase insuportável, mesmo com toda a proteção possível. Assim, sugiro a visita à cidade na primavera e outono, já que a beleza e o clima são um espetáculo à parte. No verão, assim como no inverno, agora em razão do calor "infernal", que faz o Nordeste brasileiro parecer um freezer, também não recomendo a visita. Afinal, não vamos sair dos trópicos para sofrermos com o calor no hemisfério norte.

          Escolhida a estação, a visita à Nova York é uma maravilha. É uma cidade ótima para compras, principalmente eletrônicos e roupas de grife. Pode-se comer maravilhosamente bem à cada esquina. É, para mim, a cidade mais segura do mundo e a facilidade do transporte público traz um merecido sossego aos viajantes menos experientes.

          Aos marinheiros de primeira viagem, sugiro que reservem um hotel próximo à Times Square, já que fica bem localizado, perto de todos os principais pontos de interesse, tais como: Broadway, Fifth Avenue, Central Park, dentre tantos outros. Aos viajantes mais experientes, sugiro ficar em New Jersey, onde há transporte 24h para Manhattan, bem como hotéis maravilhosos como o Hyatt (http://www.jerseycity.hyatt.com/), por exemplo. Aos turistas com pouco dinheiro, uma boa dica é alugar um apartamento, mesmo que para curta temporada, preferencialmente no Brooklyn ou New Jersey, já que os preços ficam bem mais em conta.

          A vida noturna de Nova York é maravilhosa, com atrações para todos os bolsos e gostos. Eu, particularmente, prefiro bares e restaurantes à boates. De qualquer forma, atração é o que não falta na cidade. Recomendo a visita ao Village e Tribeca, bairros muito elegantes e com diversidade de vida noturna, inclusive é nestes bairros que ficam os melhores restaurantes da cidade. Bem próximo fica o SoHo, onde além de restaurantes e bares, há muitas lojas requintadas de marcas famosas. Contudo, são vitrines apenas para se olhar, pois os preços são exorbitantes.

          A visita à Nova York não seria completa sem apreciar as suas principais atrações. Apenas para citar algumas: Times Square, Broadway, 5th Avenue, Estátua da Liberdade, Central Park, Metropolitan, Museu de história natural, Wall Street, Brooklyn, Empire State, Rockfeller Center...

          É importante o viajante preparar bem um roteiro para aproveitar ao máximo a visita à "Big Apple". Como sugestão de roteiro, apresento o seguinte: 1º Dia (visita à Broadway, descendo até Wall Street, depois seguir para Cortland Street, onde ficava o World Trade Center, depois City Hall e Park Hall, por fim descer a Fulton Street até o Pier 17, onde há diversos barzinhos e restaurante); 2º Dia (pegar metrô até Bowling Green Station, de lá ir andando até a Battery Park de onde pegará o Ferry até a Estátua da Liberdade e Ellis Island, e, no retorno do tour, pode passear pela Stone Street e parar para almoçar com a turma de Wall Street); 3º Dia (pegar metrô ou caminhar até a 6ª avenida, onde lá visitará o Rockfeller Center e Catedral Saint Patrick, em seguida deve subir até o Central Park, onde visitará o Museu de História Natural e o Metropolitan); 4º Dia (ir até a Grand Central Station, comer algumas ostras com espumante, chegar até a rua 42th com a 5th Avenida, onde lá visitará o prédio da ONU, o Bryant Park, New York Library e Chrysler Building, em seguida pegue o metrô e dirija-se até a Union Square ou SoHo, para comprar e comer). Essas são apenas algumas dicas de roteiro, que certamente trará maior facilidade e maximizará o curto tempo de permanência do viajante na cidade.
          Como opções de restaurantes existem várias, desde os mais populares aos mais sofisticados. Poderia recomendar ao viajante os seguintes: Sevilla Restaurante (que fica no Village), com excelente comida espanhola, devendo reservar ou chegar bem cedo, pois fica sempre lotado. Outro excelente restaurante é o River Café, localizado no Brooklyn bem próximo à ponte, com uma cozinha refinada e sofisticada e a melhor vista de Manhattan. Finalmente, recomendo o restaurante Anthos, que fica entre a 5ª e 6ª avenidas, na 36w 52nd Street, que além de estar no Guia Michelin, dispõe de uma comida grega excepcional, com pratos elaborados e ambiente requintado. Uma outra boa dica é pesquisar e reservar os restaurantes no site http://www.opentable.com/, pois além de comentários dos consumidores, pode-se saber a localização, preços, menu e ainda fazer a reserva on line.

          Pois bem. Falar de Nova York em poucas palavras é tarefa quase impossível. No entanto, espero ter contribuído para não apenas esclarecer ao leitor sobre as principais e mais importantes informações da cidade, como também, logicamente, instigar o viajante a visitar Nova York e desfrutar de todos os grandes prazeres que a "Big Apple" tem a oferecer. Assim, faça as malas e aproveite para curtir uma das mais fascinantes cidades do mundo.

8 comentários:

  1. Oi André, gostei de seu blog e suas experiências de viagem. Sou responsável por um projeto: http://pacotesdeaventura.com , é um projeto onde amigos apaixonados por viagens escrevem sobre sua experiências. Estou te convidando a conhecer nosso projeto que está no início e se houver seu interesse em ser colaborador, entre em contato na seção Fale Conosco. Obrigado.

    Rômulo

    ResponderExcluir
  2. Oi André, enviei uma msg para seu email ....@terra.com e está retornando com erro. Possui outro endereço de email? Abs.

    ResponderExcluir
  3. Oi, André

    Encontrei seu blog através do twitter e já sou sua seguidora. Sou a autora do blog La Nostra Italia.

    Eu também sempre torci um pouco o nariz para os EUA. Mas vendo fotos e relatos, fico com vontade de conhecer a terra do Tio Sam. Só a viagem para lá é que me desanima... :D

    ResponderExcluir
  4. Olá Juliana! Que bom que gostou.Seu blog é muito legal tb e o seguirei com certeza! A viagem pra NY é um pouco cansativa mesmo, cerca de 9h partindo de São Paulo, mas tem vôo direto, e isso é um ponto positivo. Abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Prezado Rômulo,
    já enviei nova mensagem no site informando 2 emails. Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, André! Obrigada pela resposta.

    Acho que voos longos eu so tenho coragem de faze-los quando vou ao Brasil :D De qualquer forma, tenho um primo que mora em Las Vegas e pode garantir por mim. Quem sabe um dia eu vou aos EUA?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Andre, não deve lembrar de mim por nome, mas já fui sua aluna. Porem nao atuo mais na area.Esteva tem seguindo no twitter sem saber q era vc. Resolvi entrar no blog para ler informacoes mais detalhadas qd pra minha surpresa vi que era vc. Super legal esses relatos, isso é muito bom como base para quem está organizando roteiro de viagem. Parabéns pelo blog. E adoreiii esse relato de NY, foi como reviver minha viagem pra lá. Estive lá no mesmo período que vc, reveillon de 2008/2009. Concordo plenamente com vc em relação a procurar uma melhor época, pois o frio, para quem não é acostumado, é insuportável. E essa dica dou pra quem quer ir. Estou indo aos eua em breve, mas pra outros lugares,mas na proxima ida a NY irei no outono. Concordo com vc, NY é cidade pés ir várias vezes. E vou anotar suas dicas de restaurante para minha próxima ida. Obg pela contribuição.
    Thaissa de Miranda

    ResponderExcluir
  8. Olá Thaissa!! Adorei o seu comentário.É mto bom saber que essa ideia do blog que surgiu há uns 4 meses atras está sendo tão gratificante.Pois compartilhar e,ainda,ajudar é algo muito legal.Sempre tive dificuldade em montar roteiros e a internet me ajuda muito,daí pensei: e pq não passar minhas dicas de viagem tb?? E está dando certo.Se vc ainda não foi, a California é super interessante.Vale a pena e tem post no blog.Pros EUA devo ir este ano para fazer a route 66,mas ainda estou pensando.Mto bom o reencontro!! Abraços

    ResponderExcluir