TRANSLATE MY PAGE

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

BARILOCHE

Subindo a montanha à caminho do Cerro Tronador
           Bariloche é um dos mais conhecidos destinos turísticos dos brasileiros. A proximidade do nosso país, a versatilidade da região e os baixos preços transformaram a Patagônia e, especialmente, Bariloche, num dos mais desejados destinos dos brasileiros em férias.

          Eu, particularmente, após duas viagens à Buenos Aires, resolvi investir um pouco mais e estendi o passeio até Bariloche. No início, fiquei com um pouco de receio, já que era verão e normalmente os turistas invadem Bariloche no inverno, em razão da neve e do esqui, assim ficou a dúvida se seria também interessante visitar a região no verão. Contudo, após ter sido convencido por minha agente de viagem, que me mostrou fotografias e informações sobre a região, decidi por arriscar e viajar à Bariloche no verão.
Cerro Catedral
           A viagem do Brasil à Bariloche pode ser feita direto ou, o que eu recomendo, dividi-la em duas paradas, uma na ida e outra na volta, em Buenos Aires. Isso porque, na maioria das vezes, o tempo de conexão ou é muito curto, havendo assim o risco de perder o voo, ou é longo demais, implicando em extenuantes horas de espera nos aeroportos. Além do mais, Buenos Aires é uma cidade muito interessante e uma parada por lá não é nem um pouco desagradável ao viajante.
           Já na chegada à Bariloche, somos recebidos por um lindo sol da manhã, iluminando os picos brancos da cordilheira dos Andes. No aeroporto já percebi que apesar das dúvidas, a beleza da região fica ainda mais exuberante com o colorido da estação mais quente. Na chegada ao hotel, o Vila Huinid Spa & Resort, outra alegria, pois o hotel é simplesmente fantástico, com quartos elegantes e confortáveis, um jardim lindíssimo e uma impagável vista para o lago Nahuel Huapi. Nas 4 noites que passei na região, posso garantir que cada momento foi especial, pois a exuberante natureza local com seus lagos, bosques e montanhas com certeza representam um dos lugares mais bonitos do planeta. Além disso, os habitantes são extremamente alegres e atenciosos com os turistas, muito diferente do serviço às vezes rude dos portenhos.
Lago Mascardi
           Bariloche e arredores possuem uma infinidade de passeios e excursões que podem ser escolhidos pelo viajante. No verão, a visita aos cerros e aos lagos andinos são o ponto alto da viagem. Toda a região é exuberante e aconselho reservar um carro para, pelo menos um dia, explorar a região de maneira mais tranquila e sem o barulho e horários dos tours regulares.

          Dentre os passeios sugeridos, destaco: Circuito Chico, Cerro Catedral e Cerro Tronador. Além desses passeios, se tiver tempo, o viajante pode visitar Vila La AngosturaCerro Bayo, Isla Victoria e Bosque de Arrayanes.
          O Circuito Chico é o mais badalado tour da região. Praticamente todos os turistas fazem este percurso, que passa por lagos e montanhas e de onde o viajante poderá desfrutar das mais maravilhosas paisagens da região. Porém, apesar de imperdível, não é ainda o melhor tour em Bariloche. O Cerro Catedral é o mais importante centro de esqui de Bariloche, porém também é aberto no verão, podendo o viajante subir de teleférico até o mirante mais alto, de onde tirará lidas fotos da região. O passeio até o Cerro Catedral, diferentemente do Circuito Chico, não é de dia inteiro, gastando-se apenas umas 4h para completá-lo. O último tour sugerido, que é a visita  ao Cerro Tronador, sem dúvida, é o meu preferido. Trata-se de um tour de dia inteiro, saindo bem cedo do hotel e somente retornando à noite, com pausas para almoço e lanche, além de diversas paradas nos mirantes ao longo do caminho. Várias são as razões pelas quais acho este o melhor passeio de todos. Primeiramente, visita-se o mais belo lago da região - Lago Mascardi - com uma cor azul que pelas fotos já dá para imaginar a beleza. Em segundo lugar, as paisagens de montanhas, lagos e cordilheira dão um tom especial ao passeio. Finalmente, o ponto alto do tour é a chegada ao Cerro Tronador, que além de ser enorme ganhou este nome em vista das avalanches diárias que fazem um barulho ensurdecedor, levando o visitante a apreciar de perto e com segurança toda a força da natureza, já que a cada hora  pelo menos duas ou três avalanches podem ser vistas pelos turistas. Assim, apesar de não ser o tour mais famoso em Bariloche, tenho plena convicção de ser este o mais interessante ao viajante e, por isso mesmo, imperdível. 
Cerro Tronador
          Entretanto, Bariloche não é somente famosa por suas belezas naturais, mas também pela gastronomia. A culinária patagônica é reconhecidamente deliciosa: o cordeiro, as carnes, as caças e os pescados, em especial a truta, são os destaques. Como dicas de restaurante indico o El Boliche de Alberto, Tarquino, El Patacon e o restaurante do hotel Llao Llao. O primeiro, mais simples, possue uma comida patagônica extraordinária e as sobremesas são deliciosas. O segundo, com uma arquitetura exótica, tem um menu patagônico moderno, vale a pena a visita. O El Patacon é bem famoso, já mais sofisticado, também é imperdível. O último vale a visita pela vista maravilhosa e pela cozinha requintada.
          Bariloche é, sem dúvida, um destino turístico belíssimo, capaz de surpreender o viajante a cada instante, deixando cada um de nós com vontade de retornar novamente e explorar os outros tantos lugares que se deixou de visitar. Certamente retornarei à Bariloche um dia. Quem sabe no inverno? De qualquer maneira, a vida humana é muito curta para um mundo inteiro para se conhecer e a cada férias há sempre um novo lugar a ser explorado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário