TRANSLATE MY PAGE

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

EL CALAFATE

           El Calafate é conhecida como a capital nacional dos glaciares, que são rios de gelo que descem a Cordilheira dos Andes, formando grandes lagos e rios que cortam a paisagem patagônica. A beleza da região é surpreendente e, por esta razão, é tida como um dos lugares mais bonitos do mundo. E o melhor, bem perto do Brasil.

          A viagem até este paraíso ainda quase intocado não é barata. As passagens aéreas partindo de Buenos Aires custam em média U$500,00 por pessoa. Os hotéis, a depender da escolha, podem ficar até acessíveis, já a comida é barata como em toda a Argentina. Apesar deste inconveniente, posso dizer com toda a certeza que os amantes do turismo ecológico e de aventura irão se maravilhar com tantas opções e beleza que El Calafate tem a oferecer.
Um dos Glaciares

          A cidade de El Calafate é pequena, com cerca de 5.500 habitantes, porém repleta de opções de compras e restaurantes. Pode-se ir a todos os lugares do centro sem necessidade de se pegar táxi ou ônibus. Os hotéis que ficam mais afastados, como no que eu me hospedei, há transfer regular e gratuito, de 30 em 30 minutos, entre o centro e hotel.

          O que mais interessa ao turista em El Calafate são os passeios, normalmente de dia inteiro, já que as distâncias são longas. Dentre as diversas opções de tours e atividades, destaco: Glaciar Perito Moreno, ice trecking, cruzeiro por lagos e glaciares e visita à El Chalten.
          
          O Perito Moreno é o maior glaciar da região, um paredão de gelo a se perder de vista, localizado numa reserva que também vale a pena a visita. Há dois passeios ao Perito Moreno. Um cruzeiro até bem próximo do glaciar e um outro que inclui todos os glaciares, inclusive, o Perito Moreno, com parada no parque para visitação e trecking. Eu fiz os dois passeios, porém o segundo é maior e contempla mais opções, razão pela qual o indico para os viajantes, pois num só dia conhecerão todos os glaciares e não apenas o Perito Moreno.

          O cruzeiro pelos lagos e glaciares é um espetáculo à parte e a cada minuto uma nova paisagem ainda mais deslumbrante se apresenta ao viajante. São lagos, montanhas, penhascos, icebergs, glaciares e vida selvagem, fazendo a alegria dos turistas boquiabertos. Já visitei muitos lugares lindíssimos em várias partes do mundo, mas o passeio pela região dos glaciares é o meu favorito. Simplesmente imperdível!!!
  
Iceberg
          Uma outra atividade igualmente imperdível é o ice trecking, ou seja, caminhada no gelo. Na realidade é um pouco mais que isso, onde o viajante utilizando equipamentos especiais (fornecidos pelas agencias de turismo local) faz uma caminhada em algum dos glaciares, passeando por uma imensidão de gelo, entrando em grutas de gelo e, ao fim do passeio, toma-se uma bebida com o gelo do glaciar. Infelizmente, não fiz a reserva desse passeio daqui do Brasil, então ao chegar em El Calafate não encontrei mais vagas e perdi esta atividade. Daí é importante reservar pelo menos o ice trecking com antecedência, para não perder a oportunidade, como ocorreu comigo em 2009. 
Glaciar Perito Moreno
          Outro lugar interessante, já fora de El Calafate, chama-se El Chalten. Trata-se de uma pequenina cidade situada num vale, conhecida mundialmente como polo de turismo de aventura, com trecking, rafting, escalada e muito mais. O lugar é bem isolado, repleto de aventureiros, valendo a visita apenas para conhecer e retornar à El Calafate. Logicamente que os amantes de aventura irão ficar alguns dias no local, pois atividade é o que não falta. Eu mesmo, por exemplo, que não sou tão fã de turismo de aventura, encarei uma subida de 2h na montanha, a fim de contemplar o vale e a cordilheira. O cansaço foi grande, o frio e o vento congelantes, mas a vista valeu a pena.
El Chalten
           El Calafate é um paraíso ainda quase intocável, com uma natureza exuberante e diversas opções de diversão e aventura ao visitante. Assim, quando for à Argentina não deixe de estender a viagem até El Calafate, que, para muitos, é a região mais deslumbrante do planeta.

Paisagem patagônica


25 comentários:

  1. Que paisagens incríveis!!!
    El Calafate é um sonho!
    Nunca estive ali, mais viajei o ano passado e achei uma excelente e confortável hospedagem Buenos Aires para passar minhas férias.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sheila!! Que bom que vc gostou do blog e que sua viagem tb foi legal.A Argentina tem lugares lindíssimos e que merecem ser visitados e que vão além da capital Buenos Aires.

    ResponderExcluir
  3. Muito massa. Um amigo do trabalho viajou para lá e também ficou bem impressionado com a beleza do lugar. Acho que os lugares com atrações naturais sempre batem as atrações inventadas pelo homem.
    keep on writing

    ResponderExcluir
  4. Não tenho a menor duvida, beleza natural é muito melhor, e olha que eu adoro cidades, abtigas construções, porém nada supera uma paisagem de tirar o fôlego. Abraço e continue nos visitando.

    ResponderExcluir
  5. André, boa tarde. Parabéns pelo blog. Qtos dias você recomenda ficar em El Calafate?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cleómenes!

      Bem, no mínimo seriam 4 dias e 3 noites. Uma dica importantíssima é reservar os passeios já do Brasil ou, no máximo, no primeiro dia de sua chegada a El Calafate. Conosco aconteceu algo ruim, pois um dos melhores passeios - Ice trecking - que consiste numa caminhada sobre os glaciares, não havia mais vaga e não pudemos fazê-lo. El Calafate é simplesmente deslumbrante, pode ir sem medo de errar!!!
      Abraços!!
      André

      Excluir
  6. Parabéns pelo seu blog, excelentes dicas!!! Gostaria de saber se você pode me ajudar: pretendo viajar para El Calafate em abril. Você teria o contato da agência que faz o ice trecking, para tentar reserva com antecedência??
    Abraços
    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa
      Estive em El Calafate no período de 18 à 25 Jan 2014, e uma excelente empresa que presta serviços de passeios é a Solo Patagonia S.A. Com o seguinte site:
      www.solopatagonia.com . E se me permitir uma sugestão: a melhor época para
      a viagem é no verão.
      Dalmo Willian

      Excluir
  7. Olá Vanessa! Não me lembro, mas tente a Interhabit que é uma agencia segura de passeios no Chile e Argentina. É só entrar no site e fazer a reserva.Outra opção é já no aeroporto ou no hotel tentar fazer a reserva do passeio.Caso n consiga me avise que tentarei outras opções. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá André!!
    Td bem?

    Otimo o seu blog de viagens!!!! Pretendo ir para El Calafate em junho deste ano, vou tentar seguir suas dicas que são otimas!!!!

    Abraços,
    Vanessa Bocudo

    ResponderExcluir
  9. pretendo ir em setembro!!!!!!!!!!!!!!eu ia pra europa ais so tenho poucos dias e nao vale a pena e muito desgaste pra pouco tempo entao vi esse blg animei mais !!!!!!!!!!!!!qts dias vc acha legal de ir so pra el calafate??????????grato desde ja!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mínimo 4 dias. Um amigo meu passou 10 dias por lá e percorreu toda a região com vários passeios, inclusive chegando a ir até o Chile e voltar para o hotel. Todos os passeios são de horas ou dia inteiro, de modo que retorna-se para o hotel ainda no mesmo dia. Então, no mínimo 4 dias. Abraços!

      Excluir
  10. Olá. Estou de viagem marcada e ficarie em El Calafate entre os dias 8 e 11 de julho. Gostaria de saber, caso você tenha a informação, se compensa ficar bem no centro (região do hospital) ou se um hotel no meio do caminho entre o lago e o centro.
    O Hotel que penso, chama-se Sierra Nevada.
    E se é fácil arrumar transporte público ou taxi para este deslocamento.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Olha, eu fiquei num hotel um pouco afastado do centro, sendo que havia uma van que fazia o transfer até o centro e de lá para o hotel, inteiramente grátis. Acredito que se deseja ficar numa área mais bonita, isso não atrapalhará em nada os passeios pela cidade, em razão do transfer que os hotéis oferecem. Contudo, seria bom checar com seu hotel antes. De qualquer forma, o transporte é muito fácil. Pode ir sem medo!
    Abraco!

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    estou indo semana que vem, dia 29/05/2013, gostaria de saber quanto gasto +/- com passeios e aluguel de roupa?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que precisa alugar roupas. Eu não aluguei. Também não me lembro mais quanto gastamos por passeios

      Excluir
    2. Mas me lembro que o de todos os glaciares foi o mais caro, e também o mais bonito. Então é isso. Pena não poder te ajudar mais. Aproveitem bem!!!!

      Excluir
  13. Ana,
    Mil desculpas mas somente hoje entrei no blog. Olha, não me lembro quanto às roupas, mas acredito que só para o ice trecking

    ResponderExcluir
  14. Olá, estou indo dia 20 de setembro de 2013 para El Calafate. Nao achei cara a passagem, como menciona o blog. POA-El Calafate, via Buenos Aires, R$ 1.284,00 ida e volta, pela Aerolineas. Estou muito ansioso pela viagem, espero gostar muito.

    ResponderExcluir
  15. oi eu gostaria de saber se vocês fizeram o passeio com a agência interhabit?

    ResponderExcluir
  16. Olá, estou indo em junho/2014 e gostaria de saber qual moeda devo levar, só pesos argentinos, ou dólares??

    ResponderExcluir
  17. Ola André, estou indo a El Calafate em Fev/2015. Passarei la 3 dias, então resolvi fazer os passeios BigIce e o Todos os Glaciares. E no terceiro dia, vou curtir um pouco a cidade. Acha que estou fazendo uma boa escolha? Tem alguma dica de hotéis para ficar e se é possivel alugar roupas no mesmo dia antes dos passeios?
    Grata,
    Maristela Viana

    ResponderExcluir
  18. ola estarei indo a el calafate em dezembro de 2015 quais os passeios recomendados e onde você recommendaria

    ResponderExcluir
  19. Pessoal, boa noite. Alguém que foi no início do mês de junho pode me dizer se gostou? Pq ouvi dizer que o frio extremo prejudica os passeios. Abs,

    ResponderExcluir