TRANSLATE MY PAGE

terça-feira, 12 de outubro de 2010

PRAGA

Praça central
           A cidade de Praga, capital da República Tcheca, é tida por muitos como a Paris do Leste Europeu. A sua beleza clássica, com arquitetura lindíssima e medieval e com seus castelos suntuosos são o seu charme.

          No quesito beleza, realmente Praga surpreende até mesmo aos viajantes mais experientes. Cada ruazinha, cada construção, cada praça externam uma beleza idílica e até certo ponto quase de fantasia. Essa é Praga! Durante a noite, a atmosfera muda completamente, parece que estamos diante de uma cidade fantasma, com pouco barulho e movimento nas ruas, porém, se observamos mais atentamente, veremos que os bares, restaurantes e clubes noturnos estão repletos de gente curtindo alegremente a noite. Aí é só escolher o lugar de sua preferência e aproveitar a noite na República Tcheca.

             Para conhecer Praga não são necessários muitos planos e pesquisas, porém algumas dicas são importantes. Primeiramente, deve o viajante hospedar-se na área central, se possível, em Praga 1. A razão para isto é bem simples, caso fique afastado do centro, não terá atrações para ver, gastará muito com transporte, além de perder tempo precioso na sua estadia. Uma outra razão, é que os taxistas são muito malandros e, com a dificuldade da língua, poderá lhe custar alguns euros a mais. Por experiência própria, fiquei em Praga 5, o que me fazia gastar muitos minutos no metrô, e, numa madrugada em que retornava ao hotel, acabei pagando o dobro pela corrida de táxi, por ter encontrado um taxista "ladrão" pelo caminho. Aos jovens solteiros, as mulheres tchecas, reconhecidamente lindas, utilizam-se de sua beleza e esperteza para furtar os menos atentos. Contudo, estes pequenos detalhes, se contornados habilmente pelos viajantes, não irão atrapalhar a viagem.
Rudolfinum Concert Hall
           Escolhido o hotel, preferencialmente no centro, o resto é fácil, bastando ao viajante dividir a área de interesse e percorrer todo o roteiro à pé mesmo. Em Praga o importante é gastar a sola do sapato e andar bastante. Muitas são as atrações do lugar Apenas para citar algumas: Portão de Pólvora, Castelo de Praga, Ponte Charles, Praça da Cidade Velha, Igreja de Tyn, Igreja de São Nicolau, Jardim Kynski, Mosteiro Strahov, Portão Gótico, Parque Petrin, réplica da Torre Eifell, Old Town Square e Rudolfinum Concert Hall.



Ruas da cidade velha

           No aspecto diversão, muitas são as opções de Praga, tanto para os solteiros, como para os casais. Aos solteiros e casais mais animados, vale a pena curtir uma noite na Boate Karlovy Lazne (Smetanovo Nabrezi, 198 – na ponte charles, à direita – lado staré mesto). Esta já foi considerada a maior boate do mundo, com seus quatro andares, cada um tocando um estilo musical diferente e contando com frequentadores igualmente distintos. Há também os diversos pubs na área central, que são uma ótima atração para aqueles que querem beber e ouvir uma boa música.

          No quesito restaurantes, também há diversas opções para os mais variados gostos. Sugiro que aproveitem a comida local, que é muito deliciosa e, apesar dos nomes estranhos, pode fazer o pedido e curtir a comida simples, porém saborosa do lugar. Eu selecionei aos leitores algumas opções de restaurantes, são eles:
No bairro judeu (U Máxima – comida Theca); na Mala Strana ( U Cerneho Orla – comida Theca); na Cidade velha (Pivnice Skorepka – especialidades: joelho de porco, medieval e frango). Além disso, é imperdível o passeio à noite pelo Rio Vltava, com ou sem o juantar incluso, pois a vista é incrível, principalmente pelas luzes dando destaque à maravilhosa arquitetura dos prédios históricos. Aos amantes do vinho, sugiro que experimentem os da uva Merlot e o Tokaji húngaro, que são vendidos por preços bem acessíveis.

          Praga é também um bom lugar para compras. Por ser uma das cidades mais baratas da Europa, o viajante pode encontrar roupas de grife a preços de outlet no próprio comércio local. Além disso, há várias opções de artesanatos, como brinquedos de madeira, marionetes e bonecas russas.
Portão próximo à Ponte Charles

          Uma outra dica importante é que as estações de metrô não possuem catracas, nem funcionários vendendo bilhetes. Além disso, as máquinas possuem pouca ou nenhuma informação em inglês, sendo uma missão quase impossível adquirir o passe com a certeza de que está fazendo o procedimento correto. E o que deve o viajante fazer? Bom, deve dirigir-se à máquina, adquirir o ticket, que é individual e indica o número da zona que você vai circular, passar pelos totens de validação, validar o bilhete no sensor e embarcar. Sempre adquira mais bilhetes do que necessita, pois há muitos agentes de controle que podem requisitar seu passe no interior da estação e aplicar multas em caso de alguma infração.

          Praga é uma cidade belíssima, tanto durante o dia, como à noite. A visita irá mergulhar o viajante numa atmosfera medieval, com belezas naturais e arquitetônicas únicas, que fará valer cada minuto nessa lindíssima cidade do Leste Europeu. Então, faça as malas e boa viagem!!! 


Vista da cidade com o Castelo de Praga no alto






A cidade à noite

6 comentários:

  1. Parabens pelo post
    Fiquei com vontade de conhecer Praga agora.
    Vou colocar o seu site na lista de recomendados do meu blog
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Praga realmente é linda. Uma das coisas que me chamou muito a atenção, é que a cidade toda tem detalhes em dourado, desde os postes nas ruas ao castelo. Vale a pena conhecer!!

    ResponderExcluir
  3. Aos baladeiros, a boate que andre citou é bem barata p/ entrar, pagamos uns 4 euros, masss a consumação.. a "ice" de la foi 14 euros (+ou-) a garrafinha, rsrs. bjss amor!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Renato!!
    Bom que gostou. Viagem é uma paixão pra mim e sempre pensei em escrever, mas só agora deu coragem. Continue passando no nosso blog e agradeço bastante se indicá-lo aos seus seguidores no seu blog.Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa postagem. Vou a Praga em Março e acertei escolhendo um hotel no Centro então! Abração e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Brigadão Gleiber!!!
    Ainda bem que vc acertou na reserva do hotel. Assim não passará pelos problemas que tive. Grande abraço!!

    ResponderExcluir