TRANSLATE MY PAGE

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Califórnia: de San francisco à Los Angeles

Aquário de Monterey
 A Califórnia possui uma diversidade cultural e de belezas naturais extraordinária. Tem montanhas, estações de esqui, extenso litoral, lagos maravilhosos, vinhedos, cidades pitorescas e metrópoles cosmopolitas. É uma imensidão que jamais pode ser desbravada em uma ou duas visitas apenas. É preciso muito mais que isso para conhecer todas as maravilhas que a Califórnia tem a oferecer ao viajante.

Por ora, iremos descrever um pouco de nossa viagem à Califórnia, enfatizando o caminho percorrido entre San Francisco e Los Angeles, procurando, assim, traduzir em palavras as emoções sentidas e apontar, sempre que possível, dicas aos viajantes que pretendem um dia desbravar este Estado maravilhoso.

Primeiramente, antes mesmo de sair do Brasil, temos que nos dedicar bastante na preparação do roteiro, reserva de hotéis e automóvel, busca por pontos de interesses etc. Para fazer o percurso de carro deve-se pegar a Highway 1, que é a estrada litorânea. Deve-se utilizar um GPS e levar um mapa rodoviário. Esta rodovia tem vários nomes o que às vezes confunde o viajante que acaba sem saber se está realmente na estrada correta ou em alguma outra via alternativa. A auto-estrada regular é a 101, porém é uma via expressa sem nenhum atrativo especial ao viajante.
           Ao sairmos de San Francisco, pegamos uma via de acesso até entrarmos na Highway 1 em direção à Monterey, onde fizemos a primeira parada. Não aconselho pernoitar em Monterey, pois é bem próximo à San Francisco (112 milhas - 2h) e não tem grandes atrações, a não ser o seu aquário - que é imperdível. A CA-1, neste trecho, tem o nome de Cabrillo Hwy, então não se preocupe pois você estará na estrada certa. Ao começar a margear o litoral, já são visíveis as paisagens lindíssimas. É a abertura de um espetáculo que tem seu ápice com o trecho denominado Big Sur.
          Paramos em Monterey para conhecer o aquário e almoçar e de lá seguimos em direção à Carmel, uma lindíssima cidade, que há alguns anos atrás tinha como prefeito o ator e diretor Clint Eastwood. Em Carmel-by-the-sea (este é o nome da cidade), ficamos hospedados num lodge simples, mas bem conveniente, porém um pouco afastado do centrinho e da orla de Carmel. Contudo, isso não prejudicou o passeio, pois há muitas vagas de estacionamento nas ruas onde se pode deixar com segurança o veículo. Carmel é muito bonita e elegante, possui uma infinidade de restaurantes, joalherias, lojas de grife e uma orla lindíssima. A arquitetura das casas, a tranquilidade e o clima da cidade nos remete ao passado e nos faz esquecer das desventuras do nosso cotidiano. É uma típica cidadezinha do interior, mas rodeada de elegância, riqueza e sofisticação.
          Um pouco antes de Carmel, cerca de 5 milhas, fica a famosa Pebble Beach, com suas mansões magníficas, celebridades e os badalados campos de golfe onde se disputam os torneios da ATP. É em Pebble Beach que se localiza a 17-Mile Drive, que é uma estrada sinuosa dentro de um condomínio luxuoso e que se abre ao turista mediante o pagamento de uma taxa (cerca de U$20,00), devendo o viajante percorrê-la, pois a beleza da paisagem de bosque e mar é indescritível.
O  Famoso Lonely Cypress
Após dormirmos em Carmel, seguimos viagem em direção à Cambria, onde passaríamos a noite. De Carmel à Cambria são 100 milhas, aproximadamente 2h. Este é o trecho mais bonito da viagem, cuja beleza já pode ser vista logo após umas 20 milhas de Carmel. Os penhascos, montanhas, florestas e o mar tornam a viagem perfeita, com descoberta de paisagens indescritíveis a cada curva. Acredito que tenha levado umas 4h até Cambria, devido a tantas paradas no caminho para apreciar a vista e tirar fotos. É de tirar o fôlego!

Antes de chegarmos à Cambria, paramos para visitar a praia dos leões marinhos, que da estrada já podemos ver a aglomeração de pessoas e carros, e visitamos ainda no Hearst Castle, onde almoçamos. Já em Cambria, onde ficamos num lodge de frente para o mar na agradável Moonstone Beach, tivemos tempo para explorar bem a cidade e redondezas. Em Cambria jantamos num excelente restaurante chamado Black Cat Bistro. Próximo à Cambria fica San Simeon e Paso Roble. Esta última cidade ficou conhecida através do filme Sideways e faz parte de uma grande região vinífera da Califórnia. Como o percurso é curto, vale a pena dar uma volta e conhecer as vinícolas da região.
Carmel
          No dia seguinte, após uma excelente noite de descanso, fomos em direção à Los Angeles -234 milhas de Cambria. No caminho o viajante deve tomar cuidado para não sair da Hwy 1, seguindo sempre pelo litoral. Há ainda diversos pontos de interesse pelo caminho: Pismo Beach, Grove Beach, Lompoc, San Luis Obispo, Los Olivos, Solvang, Santa Bárbara, Santa Mônica, Malibu e Venice Beach. Sugiro ao viajante que saia bem cedo de Cambria, pois são muitos os lugares a se visitar, o que pode demorar um dia inteiro, mas garanto-lhes que a experiência é imperdível!!!
Big Sur
          Nós paramos em todos estes lugares, mas coloco em posição de destaque a cidade de Solvang, uma típica cidade dinamarquesa, com moinhos e arquitetura européia. Uma verdadeira maravilha. Santa Barbara também é bem interessante, apesar de já ter um ar de metrópole, destacando-se a Missão de Sta. Barbara, que vale a pena conhecer.

Eu aconselho dormir em Santa Mônica pelo menos uma noite, para depois de lá seguir até Los Angeles. Infelizmente, errei ao escolher dormir em Venice Beach, pois o lugar é terrível, feio e perigoso. Essa foi a grande pegadinha da viagem.

Malibu é também um lugar que vale a pena visitar, tirar fotos e sentir-se muito pobre. Pois é viajantes, Malibu deixa Mônaco bem atrás em ostentação de riqueza. Só para se ter uma idéia, num trecho de uns 2km, talvez menos, contei mais de quarenta Porsches, sem falar em Lamborghinis, Ferraris, Zonda etc. As mansões encrostadas nas montanhas, além daquelas à beira mar, são uma visão muito interessante ao viajante.
Big Sur
Chegando à Los Angeles, apos 3 dias de viagem e aproximadamente 400 milhas de estrada, alcançávamos o final desta aventura pela mais magnífica rodovia do mundo, com uma paisagem de sonho, cidades bucólicas e requintadas e um ambiente de inspiração até ao viajante menos sensível. Posso afirmar com certeza de que esta viagem deve estar sempre no topo da lista de qualquer aventureiro. Não é um roteiro simples de se fazer, há poucas opções de hotéis para reservar pela internet e o custo é relativamente alto, não saindo uma noite de hospedagem por menos de U$ 100 o casal.
          Apesar destas dificuldades, acredito que o custo/benefício é razoável, pode-se economizar alugando veículos mais simples e comendo em restaurantes sem grande sofisticação. Aos que dispõem de um pouco mais de grana, aconselho ficar nos melhores Lodges e alugar um carro conversível. Eu, particularmente, aluguei um Chrysler Sebring conversível por um preço bem razoável (U$ 240 por 4 diárias) e posso dizer que foi uma excelente escolha. Assim, recomendo aos viajantes conhecer a California e fazer de carro o trecho da Highway 1, entre San Francisco e Los Angeles. Uma aventura indescritível!!!
17-Mile Drive - Pebble Beach
Pebble Beach

1. Que lugar maravilhoso primo!! Estou adorando acompanhar seu blog!! Beijosssss!! Tali

2. Olá prima!!!
    Pois é. Esta foi uma das melhores viagens que fiz.A beleza natural é deslumbrante.Quando for aos EUA não deixe de visitar a Califórnia..Bjooo

3. Olá Andre.
    O seu blog me incentivou a fazer uma viagem de moto com meu Pai saindo de Los Angeles até San Francisco, estou fazendo meu planejamento através do Google maps e estou encontrando dificuldade de fazer o trajeto de Cambria a Carmel pela cambrillo Hwy o Google só permite pela US 101N e diz “trajeto com restrição de estrada particular” gostaria de saber se da para fazer o percuso de Cambria a Carmel pela cambrillo Hwy, se possível envia mais detalhes pelo email gustavo@anordestina.com.br, atenciosamente Gustavo, Maceió AL

4. Caro Gustavo, já postei a resposta no seu e-mail, mas como pode interessar a outros visitantes, postarei aqui também. Abraço!!

"Olá Gustavo,
    Muito obrigado por visitar nosso blog. Bem, acredito que sei qual foi o problema: é que a HWY 1 tem vários nomes ao longo da via e Cambrillo é só nesta primeira parte. A etapa mais bonita da viagem é justamente o trecho entre Cambria e Carmel, já que passa pelo Big Sur. Nem se preocupe, é só pegar a HWY 1 e subir. Eu errei próximo à Santa Bárbara, quando sem querer peguei a 101. Como vc já está sabendo pegar a HWY 1 até Cambria, de lá para Carmel não haverá problema. Cambria é uma cidade em que a HWY 1 passa exatamente no meio dela. Há uma parte da cidade que fica à beira mar, daí tem uma outra parte que fica para o lado do interior e a HWY1 passando bem no meio. Então, é só seguí-la e pronto, chegará em Carmel, passando pelas melhores paisagens do planeta. Eu fui de conversível e a sensação que terá de moto será indescritível. pode apostar!!! A 101, neste trecho, passa bem longe da HWY 1, de modo que não tem como vc errar. Depois poste algumas fotos e lembre-se que saindo de Cambria, bem pertinho está Los Olivos e o Vale Santa Ines, com vistas bem bonitas e vários vinhedos percorridos no filme Sideways. Grande abraço!!!"
    André Mauro

5. Este comentário foi removido pelo autor.

6. Oi,André!
    Adorei as dicas do seu relato, estava pesquisando os caminhos e mapas entre São Francisco e LA, e encontrei este blog. Eu assisti a Sideways há 4 anos e adorei... Gostaria de saber, já que meu tempo é curto, se você acha possível fazer o percurso entre São Francisco e Cambria em 1 dia, pensei em almoçar em Carmel e seguir até Cambria pela Hwy 1?

7. Olá Mariana!! Olha, dá sim, porém vc terá que sair bem cedinho de San Francisco, pois o percurso serã um pouco longo( acho q em torno de 400km- depois veja no Google map) e as melhores vistas estão neste trecho da viagem até L.A.. Vc devera parar em Monterrey(ir ao aquário), depois ao chegar em Carmel(que é do lado de Monterrey), almoçar e visitar o 17-Miles Drive(estrada dentro do Condominio das estrelas) e Pebble Beach.Depois vc pode descer para Cambria e no caminho terá o trecho do Big Sur(parte mais linda da estrada) e as varias paradas para fotos serão inevitáveis.Portanto, apesar de n ser mto longe, vc parará varias vezes,por isso q deve sair bem cedinho de S Francisco. Prepare-se para conhecer um dos lugares mais bonitos do planeta!!!Depois poste aqui suas impressões...Forte abraço!!!

8. Olá André, muito legal estes roteiro, estive muito rápido em LA e região, mas tenho vontade de voltar a California e São Francisco está sem dúvida na minha lista.
    um abraço

9. Olá André.Estamos montando nossa viagem San FRancisco-Los Angeles pela HWY1.Se pudermos fazer somente uma pernoite,qual a melhor opção de cidade? Parabéns e obrigada. Beth

1. Carmel. É uma pena que fica bem perto de San Francisco, então terá uma longa viagem até LA no dia seguinte, mas vale a pena!!

10. Oi André, gostaria de saber qual o nome do Lodge que ficaram em Cambria. Obrigada.

11. Valeu André, excelentes dicas, vamos fazer este percurso e seguiremos suas experiências, claro que podemos acrescentar algo mais.
    Abs.
    Ruy Campos

1. Vcs vão adorar!!! Foi uma das melhores viagens que fiz!!!

12. Olá, estou indo fazer o mesmo roteiro que o seu. Poderia dizer onde alugou o conversível?

Obrigado

13. Olá! Estou quereno ir este ano pra essa trip...Poderia me tirar algumas dúvidas? Qts dias ficou em SF? E LA? Vcs reservaram todos seus hotéis daqui? Ou alugaram na hora? E qt ao carro, reservou daqui?
    Desculpe as pergutas...mas é pq são muitas dúvidas.
    Obrigado e parabéns!
    Larry

1. Fiquei 4 dias em SFO, nenhum em LA e 2 dias na estrada entre SFO e L

2. Reservei os hotéis e carro desde o Brasil.Uso o booking.com pra reservar hotéis.

14. Olá, boa tarde, vc. mencionou acima que alugou um "Chrysler Sebring conversível por um preço bem razoável (U$ 240 por 4 diárias)" ná época. Vc. poderia informar qual empresa utilizou para o aluguel? Obrigado!

15. Parabéns pelo post! Adorei as dicas!
    Acabei de fazer um post sobre São Francisco no meu blog, passa lá para dar uma olhada e dar sua opinião.
    Abs,

16. André,
    muito bom seu Blog ! Um dos melhores até agora.
    Tem como vc sugerir alguns Lodges que se hospedou na HWY 1 além do "Cambria Landing Inn"? Há algum site específico?
    Obrigado,
    Daniel Tabatinga

17. Em Carmel fiquei num lodge tb. A dica que teria seria ficar em Carmel e Cambria. Não precisa se preocupar muito em reservar com antecedência, pois há muitas vagas pra reservar na hora mesmo. Em Carmel, se for perto do centro, melhor.

18. Oi André, primeiramente adorei seus blog, ótimos comentários e tomo a liberdade de te pedir uma ajudinha. Eu e meu noivo escolhemos a Califórnia para fazer a lua de mel, e teremos bastantes dias para viagem.
    Gostaria de sua opinião quanto ao roteiro, pois gostaria de curtir com calma, e curtir as praias e as regiões mais bonitas.
    Pensei em ficar de 4 ou 5 dias em San Francisco (PS: Vc recomenda algum hotel em SF, e algo q vc considera imperdível ou outras dicas.
    Sair cedo de SF pela Highway 1 até Monterey e aproveitar o dia todo inclusive o Aquário, minha duvida quanto a Monterey e se tem bastante coisa a se conhecer (O que vc me recomenda?)..
    Pelo que entendi sobre que estou lendo da rota a Big Sur fica entre SF até Carmel, então ao sair de Monterey continuo seguindo pela Highway 1 até o trecho da Big Sur onde todos dizem q é maravilhoso.
    Pretendo ficar 2 dias em Carmel (Vc recomenda? Pq.. Da para curtir a praia?. Em qual hotel vc ficou hospedado em Carmel?.
    Lendo seu blog me interessou ficar hospedado 1 noite em Cambria (Poderia me passar mais informações de Cambria?). Depois seguir até Santa Barbara conhecendo alguns pontos interessantes no caminho e passar 1 noite em Sta.Barbara.
    Seguir no dia seguinte pela manhã até Santa Monica e ficar 1 dia hospedado lá, mas não sei se vale a pena ficar hospedado em Sta. Monica ou ir direto de Sta. Barbara até Los Angeles.
    Em Los Angeles gostaria de ficar 3 dias, queremos conhecer Beverly Hills, Hollywood (Estúdios de gravação, li comentários dizendo que é bastante interessante, tem mais alguma sugestão para conhecermos em LA, pelo que ando lendo as pessoas ficam pouco tempo em Los Angeles, vi que o custo é alto lá tanto hospedagem qto restaurantes, pensei q talves fosse por esse motivo, vc tem algo a me dizer em geral de Los Angeles?)
    Após sair de Los Angeles vamos a Las Vegas, vc já foi? que no diz sobre o trajeto de estrada até lá..
    Pensamos em ficar passar uma noite e seguir ao Grand Canyon ficando 2 dias (Vi varias hospedagens e passeios), depois retornamos com Calma em Las Vegas e ficamos 5 dias ou 6 dias.
    O que acha do roteiro? Vc acha que consigo agregar algum outro local charmoso, ou interessante para se passar um dia, e sobre as melhores praias para conhecer e passar algumas horas?
    Desculpe de tanta pergunta. Desde agradeço sua atenção.
    Obrigada
    Priscila

19. OI, estarei fazendo este roteiro em Abril, poderia me ajudar?
    Quanto irei gastar com combustivel?

20. Acredito que uns 100/120 dólares. Mas depende do carro, logicamente. 1 tanque, 1 tanque e meio, mais ou menos.

21. Olá André, estamos pensando em fazer o trajeto de Los Angeles a San Francisco, parando no Camarillo Outlet, Monterey, Big Sur e Carmel. Você acha que saindo bem cedinho de Los Angeles conseguimos fazer estas paradas e chegar a San Francisco à noite?
    Qual a estrada que devemos pegar?

Desde já agradeço!!!

Camila

1. Olá Camila! Olha, dá sim, desde que saia bem cedo mesmo de LA

2. Agora, eu ainda preferiria uma parada pra dormir e fazer e fazer o percurso mais devagar. Boa viagem!!!!

22. Olá André..
    Saindo de San Diego para Las vegas, qual a estrada que devo pegar? Onde existem boas paradas?
    Voce pode me ajudar.
    Grata
    Diemar

23. Direto é pela 15, mas pode ser legal subir pela Hwy 101 beirando acosta e, depois, pegar a Hwy 1 e subir até Los Angeles, para aí sim ir até Lãs Vegas pela 15. Demora mais, porem deve ser um passeio e tanto, em que pese nao ter feito este trecho.

24. Olá André,
    adorei tudo que li por aqui! Já conheço Vegas e tenho "poucos" dias pra viajar, então vou focar na California! Meu roteiro até o momento é: 3 dias em São Francisco, no 4º dia sair cedo p/ Carmel e curtir a cidade, 5º dia sair p/ Santa Bárbara, e passar o dia explorando os pontos pela estrada, 6º dia conhecer Santa Bárbara, 7º dia sair p/ Los Angeles, 8º e 9º dia em LA.
    Mas agora lendo suas dicas, fiquei com dúvidas...vc acha q devo dormir 1 noite em Santa Mônica? Acha que 3 dias em LA é o ideal?
    Obrigada.

1. Olá Michelle! Olha, eu acho uma boa dormir em Santa Mônica, pois é uma cidade muito legal. Quanto a LÁ, todos que conheço, inclusive eu, não a acham grande coisa, porem reconheço que há muito o que se fazer por lá. Então, dividiria aí 1 dia em Santa Mônica e 2 ou 3 dias, no máximo, em LA

25. Oi André,

Estou pretendendo fazer a viagem em dezembro, mas vimos que tem lugares que para alugar o carro é muito mais barato pegar o carro em San Diego e deixar em São Francisco, então faríamos a viagem ao contrário. Tem alguma diferença nisso? Vou perder alguma coisa? Fiquei com o pé atrás por todo mundo fazer a viagem descendo a costa, e não subindo. E o melhor é sempre ir com todos os hotéis reservados? Abraço